Spanning tree - A importância das Edge Port

A vantagem do protocolo Spanning tree é que  ele faz praticamente tudo sozinho. É necessário pouca ou nenhuma intervenção para que a rede funcione normalmente com ele. Talvez a sua rede use e você nem saiba.
Mas o que quero deixar claro aqui é que a funcionalidade do "Edge Port"(Port fast ou Edged port dependendo do fabricante) é talvez a mais importante de todas, e porque você deve prestar atenção nela.


Para contextualizar o artigo vou falar de uma situação que passei recentemente.
Peguei uma rede relativamente grande para configurar, e habilitei o STP em todos os 25 switchs. O STP não vinha habilitado por padrão, então setei todos eles com o RSTP(802.1w).
Depois de alguns dias fiz uma vistoria nos logs de todos os switchs, a começar pelo root bridge, e verifiquei que os logs estavam inundados de mudanças de topologia(ou TCN's, Topology change notifications). Além de inundar os logs dos equipamentos, sabemos que a cada mudança de topologia a tabela MAC é ZERADA em todos os participantes da topologia.
Bem, isso é um problema muito sério. Como as portas não estavam habilitadas como "Edge port", cada vez que um dispositivo era desligado ou ligado, para cada porta da rede inteira, havia uma mudança de topologia. Este comportamento seria intolerável na rede. Todas as portas que se conectam a dispositivos finais foram setadas no modo "Edge port" e problema resolvido.

Lição, você tem a OBRIGAÇÃO de colocar todas as portas conectadas a dispositivos finais como Edge. Do contrário você certamente vai "entupir" os logs dos equipamentos e terá uma degradação no desempenho da rede, já que a as tabelas serão ZERADAS cada vez que um PC for ligado ou um cabo plugado.
Muitos equipamentos atualmente vêm com o STP habilitado e as portas configuradas como Edge por padrão. Mas você deve se certificar disso antes de colocar um switch em produção.

Nunca é demais falar, mas a condição de Edge port lhe garante um bom funcionamento, já que  as portas serão colocada em estado de forwarding imediatamente. Hoje com os SSDs é comum o sistema operacional ser iniciado com menos de 30s, e o usuário pode acabar percebendo que a porta do switch ainda não está encaminhando tráfego, ou mesmo sofrer um "DHCP time out".
Em caso de loop a porta perde a condição de Edge e você terá um loop temporário e praticamente imperceptível.

Outra discussão interessante é se devemos colocar como Edge portas conectadas a pequenos switch/HUBs que não são gerenciáveis e tão pouco rodam o STP. Eu coloco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Script para configurar Proxy.

Configurando portas VLAN access no Mikrotik RouterOS