Certificação Linux Essentials - Por que fazer?

Recentemente resolvi fazer a certificação LPI Linux essentials, exame 010-150.  O preço relativamente baixo, a validade vitalícia e o mínimo necessário de apenas 50% de aproveitamento me deixou bastante animado. Afinal, Linux é uma área bem escassa de profissionais, e uma certificação é uma certificação. Depois de ver a série do Gustavo Kalau sobre o exame vi que o conteúdo é aquilo que qualquer pessoa com o mínimo de familiaridade com o pinguim tiraria de letra. A única parte talvez mais chata, para alguns, é sobre a filosofia do software livre e licenciamento. Algumas pessoas ignoram esse assunto, não eu.
Calhou que ao mesmo tempo descobri o curso NGD Linux Essentials no Cisco Netacad. O curso é gratuito, excelente, e aborda todo o conteúdo do exame. Ainda tem mais 2 cursos no mesmo estilo com o conteúdo dos exames superiores(LPIC-1 e LPIC-2).

Em resumo o que pode ser dito da prova:
  1.  A prova é fácil e de conteúdo bem resumido. 
  2. A validade eterna e a nota mínima de apenas 50% deixam claro que é um exame para você quebrar o gelo e obter um reconhecimento profissional em Linux.
  3. O preço é $110,00 dólares. Mas alunos do curso NGD do Netacad tem um voucher de desconto. O que é ainda melhor!
  4. O agendamento é feito no portal da VUE mesmo.  http://vue.com/lpi/

Por que fazer?


Bom, se você já tem alguma familiaridade com Linux vai ser um exame extremamente fácil. Obter certificações é a melhor maneira de ter reconhecimento profissional na área de TI. Pense que uma certificação não demonstra apenas conhecimento em uma área específica, demonstra seu empenho e dedicação.
Ainda, apenas 33% de profissionais de TI no Brasil têm alguma certificação, e apenas 15% têm mais de uma,  segundo a pesquisa do site APINFO. E certificação Linux está entre as mais raras. Por muito pouco você pode estar dentro de um seleto grupo, e ter um grande diferencial no currículo.

Espero encorajar você leitor a fazer esta, ou qualquer outra prova.  Eu, particularmente vou começar a trabalhar para o exame LPIC-1.


Comentários

  1. Muito bom o seu post, esse certificado que você postou chegou por email? Quanto tempo depois de passar na prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto. Este é somente eletrônico. Acho que recebe instantaneamente por email. Mas para todas essas certificações você pode disparar um email oficial na plataforma para quem quiser comprovando o seu exame.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Script para configurar Proxy.

Entendendo as VLAN's