Sudo no Windows

O bom entendedor usuário de Linux já percebeu a ideia do post. Um comando para executar tarefas como administrador.

Mas para que isso? Para evitar a fadiga...

Primeiro, eu uso conta de usuário limitada, então é comum ter que executar alguma coisa com privilégios.
Segundo, eu odeio mouse. Só de ter que achar a coisa no explorer, depois clicar com o botão direito e em "Executar como Administrador", já é muito trabalho para mim. Faço praticamente tudo pelo Executar ou pelo cmd. A medida que uso a janela do Executar a lista fica mais completa e rápido para eu achar o que quero no histórico. Basta um "Windows +R" e mais uma ou 2 teclas e ENTER!

Tudo bem, poderia abrir o executar o digitar "runas /User:Administrador <COMANDO>" e pronto, basta então colocar a senha. Só que Não! Comando muito longo, e seria sempre repetido. Por que não apenas "sudo <comando>" ? Mais rápido.

Para isso crie um arquivo "sudo.cmd" e salve na pasta system32 com o seguinte conteúdo:

@echo off
rem --- Script para tarefas como usuário Administrador
runas /user:%computername%\Administrador %1

Substitua o nome do administrador caso o seu seja diferente, ou coloque antes o nome do domínio se for uma rede com domínio.

Exemplo: Surge um problema e você quer executar o gerenciador de tarefas para ver todos os processos sem restrições:

sudo taskmgr

Simples assim.

Comentários

  1. Sugestão: com aplicações para o usuário limitado mesmo, utilize um usuário com poderes de administrador que seja diferente do usuário Administrador... Para que eles não precisem saber a senha do Administrador dos sistemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser Unknown. Dependendo do caso é uma opção. Mas você pode dar algumas colheres de chá para o usuário liberando os privilégios no console "secpol.msc", ou colocando ele no grupo "usuários avançados", resolve muito bem.

      Excluir
  2. colher de cha pra usuario é fria... hehehhe... eles são doido pra pegar virus... kkkk, ideal mesmo é fazendo o runas com a sua dica mesmo.... vc viu aquela questão do /savecred ... se a senha fica salva, descriptografada em algum lugar do windows?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. É um parametro do runas? Eu sei que as senhas que você tem salva para outros PCS o Windows guarda descriptografadas. Mas nunca olhei, é assunto para outro artigo.... hehe

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Script para configurar Proxy.

Configurando portas VLAN access no Mikrotik RouterOS