3 pontos definitivos para a segurança de qualquer PC

Ter o PC infectado é quase tão comum como pegar uma gripe anualmente, o que ocorre de fato é que a grande maioria dos usuários está usando o computador de uma forma vulnerável, e estranho seria se eles não fossem infectados desta maneira!

Entre muitas e muitas recomendações de segurança, o que proponho são 3 passos simples, e na verdade óbvios, que deixam você muito menos ameaçado e permite uma recuperação muito mais rápida do que simplesmente formatando o seu PC.


1º - Nunca, mas nunca use contas com privilégio de administrador

Quando se usa Linux os usuários tomam um choque por que a conta de usuário "padrão" simplesmente não tem permissão para alterar configurações do sistema, como instalar programas, alterar a hora, ou mesmo alterar arquivos do sistema e de outros usuários. Na verdade esta é uma tática muito óbvia do ponto de vista da segurança, no entanto a maneira como o Windows vem configurado (com a sua conta de usuário com privilégios de administrador) deixa para trás o conceito e faz com que o usuário, e o vírus, se sintam  a vontade para executar qualquer código e fazer qualquer alteração no sistema, sem o mínimo de restrição.  
Ironicamente, no help do Windows a recomendação é justamente o contrário.... Que coisa não?!



 A dica é criar uma conta de usuário pessoal (João por exemplo) e criar outra conta com outro nome para ser o "Administrador" do sistema. Criadas as contas no painel de controle você deve ir em "Alterar tipo de conta" e selecionar uma delas como sendo "Usuário padrão".  A diferença é que uma delas é membro do grupo "Administradores" e a outra somente membro do grupo "Usuários".
Você pode ainda usar o console de gerenciamento de usuários, o que pode ser mais simples para você:

Iniciar > Executar > lusrmgr.msc

É importante que cada usuário da máquina tenha a sua conta para deixar as coisas separadas, e apenas uma conta com privilégios de administrador para fazer tarefas administrativas. Você não notará diferença absolutamente nenhuma, a não ser quando for adicionar ou remover programas e alterar configurações do sistema. Para todos caso, quando for necessário executar algum programa com privilégios (instaladores por exemplo) será necessário uso da conta apropriada. Basta clicar com o botão direito e em "Executar como administrador", ou no Windows XP "Executar como...". O trabalho pode ser ainda mais simples no WIndows 7 com o recurso da UAC que torna o mecanismo automático. No máximo você terá de fazer logoff e fazer logon com a conta de administrador para realizar o trabalho.


Pense que quando um vírus é executado no seu sistema, geralmente ele é executado por você, mesmo que acidentalmente. Então ele terá o mesmo nível de privilégio que a sua conta, que sendo restrita fará no máximo alterações em seu próprio perfil de usuário. Mesmo que você seja infectado é bem provável que excluindo a sua conta e criando uma nova resolva o problema.

2º - Anti vírus e software PIRATA

A dica do anti vírus é velha. Mas vale lembrar:
 - Use um bom anti vírus (AVG, Avast, Avira)
 - Eles se atualizam automaticamente, não se preocupe
 - Processe o anti vírus em qualquer arquivo que baixar da internet, e sempre em pendrives alheios

Esses 3 anti vírus citados são grátis para uso doméstico, e possuem versões corporativas pagas. Mas onde entra a questão do software pirata?
Infelizmente muitas pessoas usam versões "crackeadas" mesmo de anti vírus! Quer dizer, alguém mal intencionado conseguiu burlar a perícia do próprio anti vírus, e oferece uma versão independente. O mesmo acontece com inúmeros programas (AutoCAD, Adobe CS, Office, Nero) e Jogos, você pensa estar fazendo um bom negócio mas está abrindo a porta para o inimigo, já que o "crack" deste software pode conter código malicioso que você terá que "engolir" junto.

Então, evite software pirata ao máximo! Respeite o trabalho dos outros, e procure alternativas grátis e confiáveis. Principalmente em ambientes empresariais onde você está sujeito à fiscalização e será responsabilizado pelo comprometimento das informações.

3º - Atualizações automáticas do sistema

A triste realidade e que a grande maioria dos técnicos desativa as atualizações do sistema. Simplesmente por que a maioria das pessoas usam Windows não licenciado, e junto das atualizações do sistema vem a ferramenta de validação da cópia do Windows. Para evitar muito trabalho e que o freguês não se depare com a mensagem de Windows pirata, desativam as atualizações e cortam o "problema" pela raiz.
Saiba que todas as falhas de segurança são corrigidas com as atualizações,  o que as coloca em um nível de prioridade ainda maior que um anti vírus. Qualquer software malicioso explora uma falha no sistema, e essas falhas são corrigidas com as atualizações. Isso vale não só para o Windows mas para todos os softwares que você usa como: Firefox, Chrome, Adobe Reader, Office, Java, flash, etc... Trabalhar com o sistema desatualizado é como andar com um carro sem fazer revisões e esperar que tudo funcione perfeitamente bem para sempre.

De qualquer forma você pode simplesmente evitar o procedimento de validação, já que ele é opcional, removendo o programa da lista de atualizações automáticas. Antes de tudo configure o sistema para que confirme as atualizações antes mesmo de serem baixadas :

Configuração no Windows 7
No WIndows XP

 Logo em seguida o sistema procura pelas atualizações e mostra a lista de correções disponíveis. No Windows 7 é usada a de código KB971033, e no Windows XP KB905474. Na própria descrição delas você pode ver que se trata de Ferramenta de ativação do Windows ou algo do tipo, basta desmarcá-las, clicar com o botão direito e em OCULTAR. Pronto, deixe que o sistema instale todas as outras sem medo :-).

Assim o sistema fica muito mais seguro, sem falar que a Microsoft disponibiliza até mesmo o drivers mais recentes do seu hardware, e homologados por eles.
Além de deixar o seu sistema protegido de verdade ( e não vigiado, como no caso do anti vírus ) a Microsoft lança mensalmente a "Ferramenta de remoção de software mal intencionado", que finaliza a proteção do sistema, trabalhando como uma espécie de anti vírus.

Muitos dizem que o Linux é mais seguro que o Windows. Sem dúvida, mas repare que no ambiente do pinguim as coisas já funcionam desta maneira naturalmente.
 - Usuário administrador, só o root.
 - Software pirata praticamente não existe já que a maioria é software livre e proveniente de um repositório oficial.
 - O sistema é atualizado regularmente sem nenhuma "pedra no caminho".


Tomando estes 3 cuidados que são extremamente óbvios e simples, você tem um nível real de segurança e pode trabalhar de consciência limpa. Ma não se esqueça que segurança não para por aí...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Script para configurar Proxy.

Configurando portas VLAN access no Mikrotik RouterOS